Revisão dos arquivos SPED

Com a implantação do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, houve uma grande mudança na relação entre o Fisco e os contribuintes. As autoridades fiscais ganharam uma ampla capacidade de análise de dados e informações fornecidos pelas empresas, que estarão sujeitas a maior visibilidade e monitoramento de não-conformidades contábeis e fiscais, oriundas de falhas e erros operacionais.

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Para os diversos projetos que compõe o SPED (Sped Contábil, Sped Fiscal, EFD-Contribuições, ECF, etc.) torna-se imprescindível a avaliação da qualidade dos arquivos que estão sendo transmitidos ao Fisco. Fatores como complexidade, diversidade de dados e curto prazo de adaptação podem contribuir para a geração de informações inconsistentes e divergentes. Apenas a verificação do Programa Validador – PVA não garante o saneamento de todas as inconformidades. Neste contexto, a revisão dos arquivos SPED, mediante a aplicação de Auditoria Fiscal Eletrônica dos arquivos, tem o papel de auxiliar as empresas na qualificação das informações prestadas.

Como realizamos?

Entenda a metodologia utilizada no processo.

  • Entendimento do negócio e operações para fins de geração dos arquivos SPED;
  • Recebimento e processamento dos arquivos digitais em formato “txt”;
  • Geração e análise dos relatórios de não-conformidades;
  • Indicação da forma de correções de inconsistências e divergências;
  • Retificação dos arquivos antes da transmissão ao Fisco.

OBJETIVOS

  • Apontar desvios de controles e processos;
  • Qualificar as informações prestadas ao Fisco;
  • Mitigar riscos de multas e autuações fiscais;
  • Gerar indicadores de desempenho para tomada de decisões.

BENEFÍCIOS

  • Prevenção de eventuais contingências contábeis e fiscais, decorrentes de registros e procedimentos efetuados em desacordo com a legislação;
  • Possibilidade de ajustes e reclassificações de inconsistências nos procedimentos antes da transmissão dos arquivos digitais ao Fisco;
  • Definição de indicadores e controles internos que assegurem o compliance contábil e fiscal;
  • Mitigação de autuações e penalidades por erros operacionais, gerenciando riscos tributários.

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